quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Futebol : Em Busca do Tempo Perdido


Caramba, saudade imensa do Nogueira, Saldanha, do Carlinhos Niemeyer e do seu Canal 100, do futebol poesia do Garrincha e do Zico ( último craque do futebol brasileiro com certeza ). O resto é o resto ! Saudade do Nelson Rodrigues e do Sobrenatural de Almeida, saudade da Mesa Redonda do Luís Mendes, do Armando Marques, com seu apito estridente e sua dança de toureiro no Maracanã lotado ! Que saudade do Nilton Santos, Rei da zaga, o maior de todos ! Que saudade das pontes do Pompéia, do seu vôo elegante, sem pirotecnias estéreis pra mídia !

Agora me digam, como é que eu vou gostar deste misto de retrancas, volantes que ziguezagueiam pro nada, moscas alucinadas sem objetivo concreto ! Futebol feio, centro-avantes fazendo gols de barriga e canela, futebol refém das paradinhas covardes, assassinas do belo no goleiro, que é o seu vôo pra catar a bola !

Morte do futebol de camisa e vitória do futebol empresa ! Sou um velho chato que gosta de clássicos e que enxerga o futebol como uma arena de touros em Sevilha !

O futebol de hoje é desprovido de dança, ginga, dribles desconcertantes, gols de bicicleta à Leônidas ( na minha opinião, melhor que Pelé e CIA ), não temos mais, zagueiros tomando a bola com elegância e dignidade ! Tostão, sem olhar pra bola, visualizava o gol, colocando a bola na cabeça do centro-avante ! Didi, o mago da bola parada, fazia a redonda dar curva no ar, deixando o goleiro sem mãe e a bola no ninho da coruja !

Cadê esse futebol ? Onde foi parar essa Época de Ouro ?

Ainda teimo, em procurar no futebol, lampejos fugazes da Época de Ouro que se foi !

Sou um velho romântico, que teima em procurar os rastros dispersos desse Tempo Perdido ...


Luiz Antonio


Janeiro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário